Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

(d)Eficiente Dona de Casa

Quando se tem uma doença degenerativa não é o fim do mundo. Aprendemos a adaptar o nosso mundo para funcionarmos. Venho dar dicas úteis para quem tem as mesmas dificuldades. Esta sou eu e o meu dia-a-dia.

(d)Eficiente Dona de Casa

Quando se tem uma doença degenerativa não é o fim do mundo. Aprendemos a adaptar o nosso mundo para funcionarmos. Venho dar dicas úteis para quem tem as mesmas dificuldades. Esta sou eu e o meu dia-a-dia.

Lugares de estacionamento reservado a deficientes

17.10.17

Vamos ver uma coisa que para mim faz todo o sentido. Os lugares para deficientes foram criados para colmatar a necessidade das pessoas com deficiência, para haver mais acessibilidade e proximidade dos serviços, certo? Muito bem, não foram feitos para ir a loja durante 5 minutos, nem para ficar no carro a ler o jornal enquanto a mulher vai as compras e nem para ser usado como último recurso quando não há mais lugares disponíveis. Então para as pessoas que fazem isto, pensem que para um deficiente estes lugares são muitas vezes a única hipótese que eles têm de estacionar. Porque se esse lugar estiver ocupado e tiver de estacionar mais longe, já não consegue chegar ao seu destino. Sim, eu sei que podemos chamar a policia mas imaginem este cenário. Torna-se complicado para uma pessoa de cadeira de rodas deixar o carro no meio da estrada, tirar a cadeira de rodas, ir ver se a pessoa tem dísticos ou não para chamar a policia, e com um bocado de sorte quando a policia chegar o carro já foi embora porque era só um minutinho. Pois é, eu própria já cheguei a um supermercado e todos os quatro lugares de deficientes, atenção eram quatro, estavam ocupados por pessoas que não tinham dístico. Reclamei claro, mas atenção em parques privados a queixa tem de ser realizada junto da própria entidade privada, não adianta chamar a policia. Se as pessoas não sabem ter civismo por elas alguém tem de fazer valer os seus direitos, cabe a nós portadores de dístico de mobilidade reduzida o direito de usufruir desses lugares.  E visto que temos a lei do nosso lado, reclamem e façam o que for necessário. Para além de ser falta de respeito e em título de informação, saibam que o estacionamento indevido é considerado uma contra-ordenação grave, o que pode resultar em redução de dois pontos da carta de condução, e também pode acrescentar a uma sanção acessória que pode ir dos 60 aos 300 euros. Por isso, sejam civilizados oki?

Link legislação portuguesa: http://www.inr.pt/bibliopac/diplomas/dl_114_94.htm

 

deficientes.png

 

13 comentários

Comentar post