Os esquecidos..
Para variar os portadores de deficiência são sempre os esquecidos por todo o lado.
Não vejo em lado nenhum especificações para quem, por causa do contexto actual deixou de ter apoios e tratamentos. Respondi a um questionário do Observatório da Deficiência e dos Direitos Humanos resumindo:
- Kit para portadores de deficiência? Não há
- Alternativas para continuar os tratamentos? Não há
- Contacto com o médico assistente? Não recebi
- A mensagem foi direccionada? Eu não vi nada...
- Continuação da assistência em casa? Não sei porque felizmente não necessito.
Muitas das pessoas com deficiência não conseguem colocar máscaras, muitos de nós usamos cadeiras de rodas manuais (tudo o que está no chão acaba nas mãos), dificuldade de acesso a casas de banho em locais públicos (para poder lavar as mãos regularmente), alguns com falta de equilíbrio precisam de apoio (corrimãos, paredes, etc) e eu falo por mim que devido ao estado das minhas mãos nem as luvas consigo colocar.
Muitos de nós somos doentes de risco e não vejo por parte das entidades competentes alternativas para tentar minimizar os riscos de contágio. Para não falar nos doentes com problemas mentais que devido a situação actual a sua condição deve estar bem pior. Pessoalmente, nem sei como vou fazer quando começarem a marcar as consultas e tratamentos novamente. É necessário muita sorte é o que é..